Otorrino Já

CHEGA de espera! Marque sua consulta de imediato em poucos cliques. Baixe o App e encontre o médico mais perto de você.

Otorrino Já - IOS Otorrino Já - Android
Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Você conhece seu ritmo de sono?


Você é um indivíduo matutino ou vespertino?
 
Cada pessoa tem um determinado ritmo biológico de sono (ciclo sono-vigília) e isso repercute diretamente no dia a dia. A notícia consoladora é que se você só se sente bem acordando ao meio-dia, isso não necessariamente faz de você um preguiçoso. É o que dizem os estudos mais recentes sobre a importância do sono no desenvolvimento humano.
 
A ciência ainda não descobriu de forma precisa porque dormimos, mas com certeza não é preciso ser um cientista para saber a falta que uma boa noite de sono faz. 
 
A hora e a quantidade que cada pessoa precisa dormir e acordar pode ser bem diferente entre os indivíduos e parece ser geneticamente determinada. Existem pessoas que dormem por cinco ou seis horas e acordam descansadas. Outras precisam de 10 a 12 horas de sono para se restabelecer. Algumas têm tanto sono cedo da noite que não conseguem nem assistir à novela. Já outras se sentem dispostas e produtivas na madrugada. 
 
Isso se chama ritmo biológico ou padrão de ritmo circadiano (do grego circa diem: cerca de um dia). Cada pessoa tem o seu, que pode ser influenciado por fatores externos, mas é ditado por um marcapasso interno, o nosso relógio biológico.
 
De acordo com a otorrinolaringologista e pesquisadora da medicina do sono, Erika Ferreira Gomes, chegou-se a essa descoberta observando indivíduos presos em uma caverna (longe de qualquer pista da hora do dia). “Esses indivíduos permaneciam dormindo e acordando em 24 horas e 20 minutos, aproximadamente. Depois foi reproduzido em vários experimentos científicos com plantas e animais. 
 
Em média, a maioria das pessoas necessita de oito horas de sono, aproximadamente entre 22h e 6h, mas isso não é regra”, explica.
 
O QUE DETERMINA O MEU RITMO?
 
O nosso ritmo é ditado por alterações externas e internas. “As internas são as variações hormonais, de temperatura e substâncias produzidas pelo nosso relógio biológico que fica no sistema nervoso central, no núcleo supraquiasmático do hipotálamo. E variações externas principais que influenciam são a luminosidade, a alimentação, o exercício e outras atividades mentais”, diz.
 
CEDO DE PÉ!
 
Pessoas matutinas sentem-se bem dormindo cedo e acordando bem cedo (às vezes ainda enquanto está escuro). Ficam cochilando à noite na frente da televisão ou relutantes quando têm que comparecer a um evento social após as 22 horas. Em compensação podem se sentir despertos entre 3h e 4h da madrugada e às vezes procuram o médico achando que têm insônia. “Mas se você já estava cochilando às 20 horas, então às 4h da madrugada já terá cumprido sua cota de sono reparador, não é mes-
mo?”, indaga a médica.
 
AMO ACORDAR ÀS 11H SERÁ QUE SOU PREGUIÇOSO?
 
Pessoas vespertinas se sentem dispostas e produtivas na madrugada, em compensação, gostam de dormir quando o dia já está claro e às vezes já acordam para o almoço. Durante a semana em geral, por causa dos compromissos sociais, conseguem acordar um pouco mais cedo, mas no final de semana, costumam descontar e dormir o dia inteirinho.
Esses padrões de sono extremos às vezes atrapalham bastante o desempenho social e os relacionamentos. Já pensou se você casa com uma pessoa que gosta de dormir às 21h e você só dorme depois de uma da madrugada? Pode ficar complicado...
Em um mundo ideal, as pessoas com variações do ritmo circadiano do tipo matutino extremo, que é chamado cientificamente de “avanço de fase”, e vespertino extremo, o chamado “atraso de fase”, deveriam procurar atividades profissionais e relacionamentos que respeitassem o seu ritmo. Infelizmente nem sempre é possível.
 
DISTÚRBIOS DO RITMO CIRCADIANO
 
Segundo Erika Ferreira Gomes, existem questionários para descobrir o ritmo biológico. “Deve ser feito um diário de sono por sete a 14 dias anotando o horário em que dormiu e acordou, as atividades físicas realizadas, o que fez uma hora antes de dormir, se acordou durante a noite, como se sentiu ao amanhecer e se ingeriu medicamentos ou bebidas sedativas ou estimulantes (café , refrigerante, álcool etc). 
O principal exame auxiliar é a actigrafia. “O actígrafo é como um relógio de pulso que mede os movimentos dos braços. Pela análise do padrão de movimentos durante uma a duas semanas pode se chegar a um diagnóstico. Além disso, convém realizar um exame do sono, a polissonografia, para descartar a possibilidade de algum outro distúrbio do sono. Exame esse que atualmente já está sendo realizado até em casa, no conforto do lar”.
 
AJUSTE SEU RITMO BIOLÓGICO. É NECESSÁRIO!
 
“Existem algumas dicas para tentar sincronizar o seu relógio biológico se o seu ritmo está lhe causando transtornos. A prática de exercícios é benéfica para ajudar a ficar desperto na hora de maior sono e para melhorar a qualidade do sono noturno. O estímulo luminoso, luz forte sobre a retina, ajuda a ficar acordado. Então se você precisa dormir mais cedo, nada de ficar em frente à TV, computador nas redes sociais, além do estímulo de luz intensa desses aparelhos, a concentração e a “agitação mental” também prejudicam o sono. Se, por outro lado, não consegue acordar cedo, abra as cortinas! Técnicas de psicoterapia como bio feedback e terapia cognitiva comportamental também têm obtido sucesso. Existe a chamada “terapia de luz” que é feita por aparelhos que emitem luminosidade de 2500 a 10 mil lux atuando sobre a retina, informando que é hora de acordar, e a melatonina, que é o hormônio da escuridão, informando que é hora de dormir. Ambos podem ajudar a ajustar o relógio biológico, mas infelizmente
não estão regulamentados no mercado nacional, enquanto são bastante difundidos em outros países”, finaliza.
 
Descubra qual o seu ritmo biológico
 
1 - Considerando apenas o seu bem-estar pessoal e com liberdade total de planejar seu dia, a que horas você se levantaria?
 
5:00 às 6:30 (5 pontos)
 
6:31 às 7:45 (4 pontos)
 
07:46 às 9:45 (3 pontos)
 
9:46 às 11:00  (2 pontos)
 
11:01 às 12:00 (1 ponto)
 
 
2 - Considerando apenas o seu bem-estar pessoal e com liberdade total de planejar seu dia, a que horas você se deitaria?
 
20:00 às 21:00 (5 pontos)
 
21:01 às 22:15 (4 pontos)
 
22:16 às 0:30 (3 pontos)
 
0:31 às 1:45  (2 pontos)
 
1:46 às 3:00 (1 ponto)
 
 
3- Até que ponto você depende do despertador para acordar de manhã?
 
Nada dependente (4 pontos)
 
Não muito (3 pontos)
 
Razoavelmente (2 pontos)
 
Muito (1 ponto)
 
 
4-Você acha fácil acordar de manhã?
 
Nada fácil (1 ponto)
 
Não muito fácil (2 pontos)
 
Razoavelmente fácil (3 pontos)
 
Muito fácil (4 pontos)
 
 
5-Você se sente alerta durante a primeira meia hora depois de acordar?
 
Nada alerta (1 ponto)
 
Não muito alerta (2 pontos)
 
Razoavelmente (3 pontos) 
 
Muito (4 pontos)
 
 
6- Como é seu apetite durante a primeira meia hora depois de acordar?
 
Muito ruim (1 ponto)
 
Não muito ruim (2 pontos)
 
Razoavelmente bom (3 pontos)
 
Muito bom (4 pontos)
 
 
7- Durante a primeira meia hora depois de acordar você se sente cansado?
 
Muito (1 ponto)
 
Não muito (2 pontos)
 
Razoavelmente (3 pontos)
 
Em plena forma (4 pontos)
 
 
8- Se você não tem compromisso no dia seguinte e comparando com sua hora habitual, a que horas você gostaria de ir deitar?
 
Nunca mais tarde (4 pontos)
 
Menos que uma hora mais tarde (3 pontos)
 
Entre uma e duas horas mais tarde (2 pontos)
 
Mais do que duas horas mais tarde (1 ponto)
 
 
9- Você decidiu fazer exercícios físicos. Um amigo sugeriu o horário das 7h às 8h da manhã, duas vezes por semana. Considerando apenas o seu bem-estar pessoal, o que você acha de fazer exercícios esse horário?
 
Estaria em boa forma (4 pontos)
 
Estaria razoavelmente em forma (3 pontos)
 
Acharia isso difícil (2 pontos)
 
Acharia isso muito difícil (1 ponto)
 
 
10- A que horas da noite você se sente cansado e com vontade de dormir?
 
20:00 às 21:00  (5 pontos)
 
21:01 às 22:15  (4 pontos)
 
22:16 às 00:45 (3 pontos)
 
00:46 às 02:00 (2 pontos)
 
02:01 às 03:00 (1 ponto)
 
 
11- Você quer estar no máximo de sua forma para fazer um teste que dura duas horas e que você sabe que é mentalmente cansativo. Considerando apenas o seu bem-estar pessoal, qual desses horários você escolheria para fazer esse teste?
 
Das 08:00 às 10:00 (6 pontos)
 
Das 11:00 às 13:00 (4 pontos)
 
Das 15:00 às 17:00 (2 pontos)
 
Das 19:00 às 21:00 (0 ponto)
 
 
12- Se você fosse se deitar às 23h, em que nível de cansaço você se sentiria?
 
Nada cansado (0 ponto)
 
Um pouco cansado (2 pontos)
 
Razoavelmente cansado (3 pontos)
 
Muito cansado (5 pontos)
 
 
13- Por alguma razão você foi dormir várias horas mais tarde do que é seu costume. Se no dia seguinte você não tiver hora certa para acordar, o que aconteceria com você?
 
Acordaria na hora normal, sem sono (4 pontos)
 
Acordaria na hora normal, com sono (3 pontos)
 
Acordaria na hora normal e dormiria novamente (2 pontos)
 
Acordaria mais tarde que de costume (1 ponto)
 
 
14- Se você tiver que ficar acordado das 04:00 às 06:00 horas para realizar uma tarefa e não tiver compromisso no dia seguinte, o que você faria?
 
Só dormiria depois de fazer a tarefa (1 ponto)
 
Tiraria uma soneca antes da tarefa e dormiria depois (2 pontos)
 
Dormiria bastante antes e tiraria uma soneca depois (3 pontos)
 
Só dormiria antes de fazer a tarefa (4 pontos)
 
 
15- Se você tiver que fazer duas horas de exercícios físicos pesados e considerando apenas seu bem-estar pessoal, qual desses horários você escolheria?
 
Das 08:00 às 10:00 (4 pontos)
 
Das 11:00 às 13:00 (3 pontos)
 
Das 15:00 às 17:00 (2 pontos)
 
Das 19:00 às 21:00 (1 ponto)
 
 
16- Você decidiu fazer exercícios físicos. Um amigo sugeriu o horário das 22h às 23h, duas vezes por semana. Considerando apenas seu bem-estar pessoal, o que você acha de fazer exercícios neste horário?
 
Estaria em boa forma (1 ponto)
 
Estaria razoavelmente em forma (2 pontos)
 
Acharia isso difícil (3 pontos)
 
Acharia isso muito difícil (4 pontos)
 
 
17- Suponha que você possa escolher o seu próprio horário de trabalho e que você deva trabalhar 5 horas seguidas por dia. Imagine que seja um serviço interessante e que você ganhe por produção. Qual horário você escolheria?
 
04:01 às 08:00  (5 pontos)
 
08:01 às 09:30  (4 pontos)
 
09:31 às 14:00  (3 pontos)
 
14:01 às 17:00  (2 pontos)
 
17:01 às 04:00  (1 ponto)
 
18- A que horas do dia você atinge seu melhor momento de bem-estar?
 
05:00 às 07:59 (5 pontos)
 
08:00 às 09:59 (4 pontos)
 
10:00 às 16:59 (3 pontos)
 
17:00 às 21:59 (2 pontos)
 
22:00 às 04:59 (1 ponto)
 
19- Fala-se em pessoas matutinas e vespertinas (as primeiras gostam de acordar cedo e dormir cedo, as segundas de acordar tarde e dormir tarde). Com qual desses tipos você se identifica?
 
Tipo matutino (6 pontos)
 
Mais matutino que vespertino (4 pontos)
 
Mais vespertino que matutino (2 pontos)
 
Tipo vespertino (0 ponto)
 
Pontuação para escore final:
 
• 16 – 30 pontos: Vespertino
 
• 31 – 41 pontos: Moderadamente vespertino
 
• 42 – 58 pontos: Indiferente
 
• 59 – 69 pontos: Moderadamente matutino
 
• 77 – 86 pontos: Matutino
 
Fonte: Horne e Ostberg 1976, versão em português Benedito-Silva e cols 1990.
 

Notícias

Otite externa: perigo para saúde de crianças e adultos no período de férias

Doenças que podem ser contraídas em locais de diversão, como praias e piscinas, tornam-se mais frequentes Com o fim do ano chegando, também aproxima-se as férias. Aqui no Brasil, país de clima tropical e que muitas pessoas buscam cidades quentes para passar esse período, os parques, praias

Dr. JOAO PAULO CATUNDA BASTOS
CRM: 10311

Coorlece: ética, diálogo e solidariedade

Visando assegurar o exercício qualificado da medicina, proteger profissionais contra medidas abusivas e propiciar a entrada de novos médicos num mercado de trabalho com condições mais favoráveis, a Cooperativa dos Otorrinolaringologistas do Ceará (Coorlece), a maior cooperadora deste segmento no B

Dr. JOAO PAULO CATUNDA BASTOS
CRM: 10311

OtorrinoJÁ: aplicativo inova agendamento de consultas

O aplicativo é o primeiro do Brasil em otorrinolaringologia que busca facilitar interação entre médicos e pacientes   A Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará (Coorlece) lançou o aplicativo “Otorrino Já”, uma maneira muito mais fácil e funcional de marcar uma consulta c

Dr. JOAO PAULO CATUNDA BASTOS
CRM: 10311

Otorrino Já

CHEGA de espera! Marque sua consulta de imediato em poucos cliques. Baixe o App e encontre o médico mais perto de você.

Otorrino Já - IOS Otorrino Já - Android