Otorrino Já

CHEGA de espera! Marque sua consulta de imediato em poucos cliques. Baixe o App e encontre o médico mais perto de você.

Otorrino Já - IOS Otorrino Já - Android
Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Sangramento Nasal

Quem já apresentou em si ou presenciou um filho com quadro de sangramento nasal sabe o quanto isto é preocupante e angustiante. Logo surgem idéias como "será que estou tendo um AVC, um derrame ?" ou "será que é um câncer ?",  levando geralmente a um quadro de ansiedade pessoal e da família que só complicam o problema.

Na realidade o sangramento nasal ou epistaxe, tecnicamente falando, é bem mais comum do que imaginamos e na  maioria das situações têm uma intensidade leve a moderada e não significa uma doença mais séria como causa. Até 90% dos casos têm como causa alguma alteração local como desvio de septo, ferimentos por manipulação (dedose), algum vaso sanguíneo alterado ou ressecamento da mucosa de revestimento.

 Cabe ao médico otorrinolaringologista investigar cada caso a fim de buscar um diagnóstico preciso através da história clínica, exame físico e exames específicos como a nasofibroscopia ou exames de imagem com o objetivo de excluir a possibilidade do problema ter  realmente uma origem mais específica como  tumores tipo hemangiomas ou angiofibromas , para citar os mais comuns.

O tratamento deve ser individualizado, a depender da causa e da severidade de cada caso. Podem ser feitos cuidados locais como limpeza, aspiração, cauterização química do septo nasal com ácido ou colocação de tampões. Deve-se ter cuidado com o controle de possíveis alterações sistêmicas como distúrbios de coagulação sanguínea e Hipertensão Arterial. Em casos mais graves, podem ser necessários procedimentos cirúrgicos como cauterização de artérias importantes na irrigação sanguínea do nariz e até embolizações.

Portanto o mais importante a fazer é tentar manter a calma e procurar uma Emergência em Otorrinolaringologia para controlar o sangramento, investigar cada caso e buscar um tratamento definitivo.

Notícias

Otite externa: perigo para saúde de crianças e adultos no período de férias

Doenças que podem ser contraídas em locais de diversão, como praias e piscinas, tornam-se mais frequentes Com o fim do ano chegando, também aproxima-se as férias. Aqui no Brasil, país de clima tropical e que muitas pessoas buscam cidades quentes para passar esse período, os parques, praias

Dr. JOAO PAULO CATUNDA BASTOS
CRM: 10311

Coorlece: ética, diálogo e solidariedade

Visando assegurar o exercício qualificado da medicina, proteger profissionais contra medidas abusivas e propiciar a entrada de novos médicos num mercado de trabalho com condições mais favoráveis, a Cooperativa dos Otorrinolaringologistas do Ceará (Coorlece), a maior cooperadora deste segmento no B

Dr. JOAO PAULO CATUNDA BASTOS
CRM: 10311

OtorrinoJÁ: aplicativo inova agendamento de consultas

O aplicativo é o primeiro do Brasil em otorrinolaringologia que busca facilitar interação entre médicos e pacientes   A Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará (Coorlece) lançou o aplicativo “Otorrino Já”, uma maneira muito mais fácil e funcional de marcar uma consulta c

Dr. JOAO PAULO CATUNDA BASTOS
CRM: 10311

Otorrino Já

CHEGA de espera! Marque sua consulta de imediato em poucos cliques. Baixe o App e encontre o médico mais perto de você.

Otorrino Já - IOS Otorrino Já - Android