Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Distúrbios da Voz

Podemos resumir os distúrbios da voz em 3 tipos: Funcionais, Orgânicas e Mistas (organo-funcionais).

Funcionais são casos em que o indivíduo usa inadequadamente o aparelho vocal, gerando disfonia (rouquidão) ao fim da jornada de trabalho ou após uso prolongado da voz.

Orgânicos são os distúrbios da voz causados por alterações anatômicas da Glote (área onde ficam as Pregas Vocais). Podem existir desde o nascimento ou surgir durante a vida.

Por fim, os casos mistos ocorrem quando o mau uso do aparelho vocal acaba, por falta de tratamento, gerando alterações anatômicas como nódulos ("calos"), cistos, entre outros.

Alguns casos podem ser solucionados com tratamento fonoaudiológico e outros podem necessitar de Microcirurgia. Neste caso o procedimento é simples, com recuperação muito tranqüila.

Não podemos deixar de dizer que tanto o Refluxo Gastro-esofágico quanto o tabagismo e alcoolismo são fatores extremamente prejudiciais à qualidade da voz e devem ser tratados por profissionais especializados.

A investigação dos distúrbios da voz é feita por médico Otorrinolaringologista que conta com exames endoscópicos para o correto diagnóstico. Dentre os exames utilizados temos a video-laringoscopia (avalia a laringe como um todo) sendo o exame principal na avaliação da rouquidão.

Notícias

Quais os principais tratamentos da labirintite?

Uma coisa que muita gente não sabe é que a labirintite pode desaparecer sozinha. Em algumas semanas, ela some por completo. Contudo, quando necessário, o tratamento visa principalmente a redução dos sintomas. Se a causa for infecção bacteriana, o médico lhe receitará um antibiótico e os si

O que é labirintite?

A labirintite é um termo comumente usado para designar uma afecção que pode comprometer tanto o equilíbrio quanto a audição. A condição afeta o labirinto, estrutura da orelha interna constituída pela cóclea (responsável pela audição) e o vestíbulo (responsável pelo equilíbrio). O uso

Sinusite em crianças

  Caracterizada como a infecção causada por bactérias na região dos seios paranasais, ou seja, cavidades revestidas por mucosas localizadas dentro do crânio, próximos ao nariz. Pode aparecer em vários pontos da face da criança: na testa (frontal), nas maçãs do rosto (maxilar), entre os o